segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A abertura política: O que foi?


Expressão usada para designar o processo de transição do Regime Militar de 1964 para uma ordem democrática, ocorrido no Brasil entre meados da década de 70 e o ano de 1985.

Governo de ERNESTO GEISEL: A partir de seu governo (1974-1979) ficou mais grave a crise econômica do Brasil e as dificuldades do regime militar, também ficou mais grave a inflação. As coisas não estavam fáceis e Geisel queria o apoio da população. Ele anuncia um processo ''lento,gradual e seguro''.
Ainda em 1974 o governo permite a propaganda eleitoral em rádio e televisão.
O movimento democrático brasileiro (MDB) - era o partido de oposição e acaba ganhando a eleição. Os militares que eram conhecidos como 'linha dura' era contra a 'volta' da democracia iniciam um processo violento onde teve ate assassinatos contra o regime militar.Em 25 de outubro de 1975, o jornalista Vladimir Herzogé morto numa cela do DOI-Codi, órgão do 2º Exército, em São Paulo. A morte do metalúrgico Manuel Fiel Filho, em 17 de Janeiro de 1976, também no DOI-Codi, leva à aumentar a indiginaçao dos órgaos de direitos humanos e Geisel manda destituição o general Ednardo D''Ávila Melo do comando do 2º Exército.
O PACOTE DE ABRIL: Com medo da oposição ganhar mais uma vez, Geisel anuncia esse pacote que muda as regras eleitorais para beneficiar a aliança renovadora nacional (ARENA). Esse pacote é contraditório a abertura politica defendida por ele.
Houve um grande crescimento da maioria da população brasileira e os militares não vêem outra saída e terminam com a censura a espectáculos e publicações.






Um comentário: